Mensagem do V∴M∴
Bem-vindo ao espaço na Internet da Loja Mestre Affonso Domingues!
A Loja Mestre Affonso Domingues é uma Loja maçónica integrada na Grande Loja Legal de Portugal/GLRP. Formou-se ainda antes da formal constituição da Grande Loja Regular de Portugal (hoje Grande Loja Legal de Portugal/GLRP), como Loja pertencente ao Distrito de Portugal da Grande Loge Nationale Française. Foi, na ordem de numeração desse Distrito, ulteriormente mantida na ordem de numeração da GLLP/GLRP, a Loja n.º 5, com a sua criação contemporânea das quatro que a precedem nessa ordem: Fernando Pessoa, n.º 1, Porto do Graal, n.º2, Europa, n.º 3, e General Gomes Freire de Andrade, n.º 4. Todas agruparam maçons que, oriundos do Grande Oriente Lusitano (GOL), Obediência que se integra na corrente liberal da Maçonaria, desejavam refundar a Maçonaria Regular em Portugal.
A carta-patente da Loja foi emitida, pelo então Grão-Mestre da Grande Loge Nationale Française (GLNF), André Roux, em 30 de junho de 1990, ainda no âmbito do Distrito de Portugal daquela Grande Loja. 30 de junho é, assim, a data de aniversário da Loja. Em documento anexo, figura também a lista dos maçons fundadores da Loja, entre os quais, nada mais, nada menos, os que vieram a ser os três primeiros Grão-Mestres da GLLP/GLRP: Fernando Teixeira, Luís Nandin de Carvalho e José Anes!
Integrada na Maçonaria Regular, a Loja Mestre Affonso Domingues (como a GLLP/GLRP) cumpre escrupulosamente as Leis em vigor em Portugal. Constituiu-se, assim, como associação de direito civil, sem fins lucrativos, com a designação de Associação Mestre Affonso Domingues. Rege-se por Estatutos legalmente aprovados, fiscalizados, depositados e publicados. Possui o seu número de pessoa coletiva e está fiscalmente inscrita. Tem a sua sede social e funcionamento na sede da GLLP/GLRP.
Tem como objetivo a promoção, dentro da sociedade, dos mais altos valores de justiça, equidade, solidariedade e paz, procurando também o favorecimento da fraternidade entre todos os seus membros. Dedica-se, em especial, ao enquadramento dos seus membros nas respetivas buscas individuais dos seus autoaperfeiçoamentos.
Nas reuniões da Loja Mestre Affonso Domingues, para além do natural e inevitável tratamento das questões logísticas e administrativas inerentes a qualquer associação, procede-se à apresentação e discussão de trabalhos elaborados pelos seus membros, relativos aos mais variados temas. Da ciência à espiritualidade, da filosofia à técnica, qualquer assunto é suscetível de apresentação e discussão, com duas únicas exceções: a política partidária e a religião. Esses são temas do foro íntimo e da opção individual de cada um, que crê no que crê e tem o pensamento político que tiver, sem que isso seja matéria de debate entre nós.
Cientes que estamos de que os detratores da Maçonaria a atacam sempre invocando a sua pretensa (mas falsa) condição de “associação secreta”, a Loja Mestre Affonso Domingues, mais do que refutar essa falsidade por palavras, prova-a pelos seus atos. Daí este espaço na Internet, onde qualquer interessado pode obter informação sobre a Loja e a Maçonaria em geral. Daí que uma parte importante deste espaço seja dedicada à publicação de uma seleção dos trabalhos que foram apresentados e discutidos em Loja. O que aqui publicamos não é especialmente avançado em termos de ciência (para isso existem as revistas científicas e os trabalhos e publicações académicas). São apenas singelos trabalhos de homens comuns. Quem estiver interessado em saber um pouco mais sobre a Maçonaria e sobre o que se faz numa Loja maçónica tem este espaço à disposição. Aproveite-o como lhe aprouver e bem-haja pelo seu interesse!
O Venerável Mestre da Loja Mestre Affonso Domingues
-
O 1º dia como Venerável Mestre
–
Caros Leitores Ser Venerável Mestre de uma loja constitui, em si, um motivo de orgulho, já que significa que os restantes Irmãos da Loja nos aceitam e nos confiam a orientação da Loja, durante um Veneralato; ser Venerável da Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues é, no meu entender, mais do que isso. Vejamos: A RLMAD…
-
Mensagem de Boas Vindas do Venerável Mestre
–
Bem-vindo ao espaço na Internet da Loja Mestre Affonso Domingues! A Loja Mestre Affonso Domingues é uma Loja maçónica integrada na Grande Loja Legal de Portugal/GLRP. Formou-se ainda antes da formal constituição da Grande Loja Regular de Portugal (hoje Grande Loja Legal de Portugal/GLRP), como Loja pertencente ao Distrito de Portugal da Grande Loge Nationale…
-
O 1º dia como Venerável Mestre
–
Ser Venerável Mestre de uma loja é, em si, um motivo de orgulho, já que significa que os restantes Irmãos da Loja nos aceitam e nos confiam a orientação da Loja, durante um Veneralato; ser Venerável da Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues é, em meu entender, mais do que isso. Vejamos: A RLMAD é uma…
-
Mensagem do Venerável
–
Meus Irmãos: Quando fui instalado Venerável Mestre da Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues, o nosso Irmão responsável pela gestão do nosso “site” pediu-me que escrevesse uma nota de saudação na sequência da tomada de posse. Decidi, na altura, não o fazer, porque que entendi que seria mais proveitoso dirigir-me a todos vós mais tarde, já…
-
Msg V:. M:. 1999 – 2000
–
Uma das vantagens do sistema de sucessão no exercício do ofício de Venerável Mestre informalmente instituído na Loja Mestre Affonso Domingues (e também em muitas outras Lojas, das mais diversas Obediências, ritos e latitudes) é que possibilita ao 1.º Vigilante um ano completo para analisar a Loja, verificar os seus pontos fortes e fracos, meditar…
-
Msg. V:.M:. 1996 – 1997
–
Nota introdutória: Quando fui Venerável a Internet era ainda “uma coisa rara e estranha” e ter um site não era sequer equacionável pois não se sabia bem que perigos podia representar a exposição publica. Hoje não ter um site é coisa de inadaptados. A Mestre Affonso Domingues tem um site desde 2004, começou com uma…
-
Msg V:. M:. 2004 – 2005
–
Non nobis domine, non nobis, sed Domini tuo da gloriam Queridos irmãos em todos os graus e qualidades, O futuro da respeitável loja de Mestre Affonso Domingues não começa a ser escrito agora, nem sequer amanhã, o futuro da respeitável loja de Mestre Affonso Domingues começa no momento em que num esforço consentido, cada um,…