Maçonaria Universal
OS PRINCÍPIOS DE RECONHECIMENTO DA MAÇONARIA UNIVERSAL, DEÍSTA E REGULAR ACEITES INTERNACIONALMENTE FORAM INICIALMENTE FIXADOS PELA GRANDE LOJA UNIDA DE INGLATERRA EM 4 DE SETEMBRO DE 1929, E EXIGEM O PREENCHIMENTO DOS SEGUINTES REQUISITOS:
(cit. In “A Maçonaria Inglesa Ortodoxa”, in Rebeldia – Revista Cultural e de Intervenção Cívica, Grémio Rebeldia, Lisboa, n.º 5, Maio de 1989, p.27)
Londres, 4 de Setembro de 1929.
- Regularidade de origem, isto é, que cada Grande Loja tenha sido criada regularmente por uma Grande Loja devidamente reconhecida ou por três ou mais Lojas regularmente constituídas.
- Que a crença no Supremo Arquitecto do Universo e na sua vontade revelada seja condição essencial para admissão dos membros.
- Que todos os iniciados prestem o seu compromisso sobre o Livro da Lei Sagrada ou com os olhos fixos nesse Livro, aberto à sua frente, livro pelo qual se exprime a revelação do Ser Supremo ao qual o individuo que acaba de ser iniciado fica, em consciência, irrevogavelmente ligado.
- Que a composição da Grande Loja e das Lojas particulares seja exclusivamente de homens e que cada Grande Loja não mantenha quaisquer relações maçónicas, seja qual for a sua natureza, com Lojas mistas ou com corpos que admitem mulheres como membros.
- Que a Grande Loja exerça jurisdição soberana sobre as Lojas submetidas à sua obediência, isto é, que seja um organismo responsável, independente e inteiramente autónomo, possuindo uma autoridade única e incontestada sobre a Arte ou os graus simbólicos (Aprendiz, Companheiro e Mestre) colocados sob a sua jurisdição, e que não esteja de forma alguma subordinada a um Supremo Conselho ou qualquer outra Potência reivindicando controle ou supervisão sobre esses graus, nem partilhe a sua autoridade com esse Conselho ou essa Potência.
- Que as Três Grandes Luzes da Maçonaria (isto é, o Livro da Lei Sagrada, o Esquadro e o Compasso) estejam sempre expostos durante os trabalhos da Grande Loja ou das Lojas na sua obediência, sendo o principal dessas luzes o Volume da Lei Sagrada.
- Que as discussões de ordem religiosa e politica sejam estritamente proibidas em Loja.
- Que os princípios dos Antigos Landmarks, costumes e usos da Arte sejam estritamente observados.