A Lição do Mestre
Um Maçon, que regularmente frequentava uma determinada Loja, sem qualquer aviso, deixou de participar nas reuniões. Após algumas semanas, um dos Mestres daquela Oficina decidiu visitá-lo.
Era uma noite muito fria.
O Mestre encontrou o Irmão em casa, sozinho, sentado diante da lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor. Adivinhando a razão da visita, o Irmão deu as boas-vindas ao Irmão Mestre, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando. No silêncio sério que se formara, apenas contemplavam a dança das chamas em torno das rachas de lenha, que ardiam.
Passados alguns minutos, o Mestre examinou as brasas que se formaram e cuidadosamente seleccionou uma delas, a mais incandescente de todas, empurrando-a para o lado. Voltou então a sentar-se, permanecendo silencioso e imóvel.
O anfitrião prestava atenção a tudo, intrigado e quieto. Aos poucos a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo e o seu fogo se apagou de vez. Em pouco tempo, o que antes era uma festa de calor e luz, agora não passava de um negro, quase frio e quase morto pedaço de carvão recoberto de uma camada de cinza acinzentada.
Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois Irmãos. O Mestre, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e aparentemente inútil, colocando-o de volta no meio do fogo. Quase imediatamente ele voltou a ficar incandescente, alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em seu redor.
Quando o Mestre alcançou a porta para partir, o seu anfitrião disse: “Obrigado. Pela sua visita e pelo belíssimo sermão. Estou de volta ao convívio dos Irmãos da Ordem. Muito obrigado!”.
SE PODES VER, REPARA. O SILENCIO É UMA PRECE, VALE MAIS DO QUE UMA LINGUETA DE OURO, GUARDA NUM BANCO OU NUM COFRE QUALQUER. O APRENDIZ PERCEBEU DE SEU MESTRE
O ENSINAMENTO DE QUE O QUE MORRE RESSUSCITA, A MORTE DA LUZ É UMA BREVE PASSAGEM DA QUAL NINGUÉM ESCAPARÁ, MAS A LUZ DE INFINITA BONDADE , UNIÃO E FORÇA FAZ DO MAÇON UM CONVITE À UNIÃO, Á CELEBRAÇÃO COMO SILENCIO DO MESTRE QUE FOI AO ENCONTRO DO APRENDIZ PARA REAVIVÁ-LO DE ALGUMA FORMA. LIÇÃO DE HUMILDADE, HUMANIDADE E CORAGEM.
ir. GERSON SALDANHA COSTA