O 1º dia como Venerável Mestre

Partilhe este Artigo:

Caros Leitores

Ser Venerável Mestre de uma loja constitui, em si, um motivo de orgulho, já que significa que os restantes Irmãos da Loja nos aceitam e nos confiam a orientação da Loja, durante um Veneralato; ser Venerável da Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues é, no meu entender, mais do que isso. Vejamos:

  • A RLMAD é uma das mais antigas Lojas que integram a GLLP / GLRP.
  • A RLMAD é uma das Lojas mais activas, tendo sido pioneira em muitos aspectos, dos quais a presença activa na Internet constitui um excelente exemplo.
  • A RLMAD é uma Loja de referência, dado o rigor e dedicação com que se envolve em tudo. Como exemplo deste facto, pode-se destacar um determinado período da sua vida em que era a única Loja a fazer iniciações.
  • Na RLMAD, discutem-se forte e veementemente todos os assuntos, sendo que essas discussões são sempre balizadas pelo forte sentimento de tolerância e amizade que une os Irmãos.

Face ao acima exposto, creio que fica claro que assumir o Veneralato nesta Loja, traz consigo um forte “receio de não estar à altura”, mas também um desejo enorme de que, no final, os Irmãos considerem ter valido a pena. Sinto-me simultaneamente um bafejado pela sorte e alguém a quem foi confiada uma tarefa na qual falhar não é uma opção.

Acresce que existe sempre uma tendência para fazer comparações e o anterior Venerável foi extraordinário na forma como conduziu os trabalhos da Loja; se não fosse o receio de com isso poder ser injusto com outros Veneráveis, arriscaria a dizer que considero este, um dos melhores Veneralatos da história da Loja. Fica aqui a minha homenagem ao Irmão Rui Clemente Lelé, pelo excelente trabalho que desenvolveu, bem como um sentimento de tranquilidade, por poder contar com ele como meu conselheiro.

Como é que se resolve o problema da comparação??? trabalhando muito todos os dias, buscando levar a Loja ainda mais alto, usando como alicerces, tudo o que os anteriores Veneráveis “plantaram”. Para todos eles, o meu Muito Obrigado e para mim, Mãos à obra

António Jorge

Publicado no Blog “A partir pedra” em  28 de Outubro de 2010

Partilhe este Artigo:

1 Response

  1. Renato Pascoal diz:

    São grandiosos os trabalhos apresentados por essa Augusta Loja.
    Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *