Mensagem de Boas Vindas do Venerável Mestre

Medalha da RLMAD

Medalha da RLMAD

Bem-vindo ao espaço na Internet da Loja Mestre Affonso Domingues!

A Loja Mestre Affonso Domingues é uma Loja maçónica integrada na Grande Loja Legal de Portugal/GLRP. Formou-se ainda antes da formal constituição da Grande Loja Regular de Portugal (hoje Grande Loja Legal de Portugal/GLRP), como Loja pertencente ao Distrito de Portugal da Grande Loge Nationale Française. Foi, na ordem de numeração desse Distrito, ulteriormente mantida na ordem de numeração da GLLP/GLRP, a Loja n.º 5, com a sua criação contemporânea das quatro que a precedem nessa ordem: Fernando Pessoa, n.º 1, Porto do Graal, n.º2, Europa, n.º 3, e General Gomes Freire de Andrade, n.º 4. Todas agruparam maçons que, oriundos do Grande Oriente Lusitano (GOL), Obediência que se integra na corrente liberal da Maçonaria, desejavam refundar a Maçonaria Regular em Portugal.

A carta-patente da Loja foi emitida, pelo então Grão-Mestre da Grande Loge Nationale Française (GLNF), André Roux, em 30 de junho de 1990, ainda no âmbito do Distrito de Portugal daquela Grande Loja. 30 de junho é, assim, a data de aniversário da Loja. Em documento anexo, figura também a lista dos maçons fundadores da Loja, entre os quais, nada mais, nada menos, os que vieram a ser os três primeiros Grão-Mestres da GLLP/GLRP: Fernando Teixeira, Luís Nandin de Carvalho e José Anes!

Integrada na Maçonaria Regular, a Loja Mestre Affonso Domingues (como a GLLP/GLRP) cumpre escrupulosamente as Leis em vigor em Portugal. Constituiu-se, assim, como associação de direito civil, sem fins lucrativos, com a designação de Associação Mestre Affonso Domingues. Rege-se por Estatutos legalmente aprovados, fiscalizados, depositados e publicados. Possui o seu número de pessoa coletiva e está fiscalmente inscrita. Tem a sua sede social e funcionamento na sede da GLLP/GLRP.

Tem como objetivo a promoção, dentro da sociedade, dos mais altos valores de justiça, equidade, solidariedade e paz, procurando também o favorecimento da fraternidade entre todos os seus membros. Dedica-se, em especial, ao enquadramento dos seus membros nas respetivas buscas individuais dos seus autoaperfeiçoamentos.

Nas reuniões da Loja Mestre Affonso Domingues, para além do natural e inevitável tratamento das questões logísticas e administrativas inerentes a qualquer associação, procede-se à apresentação e discussão de trabalhos elaborados pelos seus membros, relativos aos mais variados temas. Da ciência à espiritualidade, da filosofia à técnica, qualquer assunto é suscetível de apresentação e discussão, com duas únicas exceções: a política partidária e a religião. Esses são temas do foro íntimo e da opção individual de cada um, que crê no que crê e tem o pensamento político que tiver, sem que isso seja matéria de debate entre nós.

Cientes que estamos de que os detratores da Maçonaria a atacam sempre invocando a sua pretensa (mas falsa) condição de “associação secreta”, a Loja Mestre Affonso Domingues, mais do que refutar essa falsidade por palavras, prova-a pelos seus atos. Daí este espaço na Internet, onde qualquer interessado pode obter informação sobre a Loja e a Maçonaria em geral. Daí que uma parte importante deste espaço seja dedicada à publicação de uma seleção dos trabalhos que foram apresentados e discutidos em Loja. O que aqui publicamos não é especialmente avançado em termos de ciência (para isso existem as revistas científicas e os trabalhos e publicações académicas). São apenas singelos trabalhos de homens comuns. Quem estiver interessado em saber um pouco mais sobre a Maçonaria e sobre o que se faz numa Loja maçónica tem este espaço à disposição. Aproveite-o como lhe aprouver e bem-haja pelo seu interesse!

O Venerável Mestre da Loja Mestre Affonso Domingues

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish