Bem Vindos

Caro Visitante

Obrigado pela visita que nos faz.

partnershipA Sua presença é bem vinda, tenha sido premeditada ou não.

Voluntária ou involuntariamente entrou num espaço de Paz, de Fraternidade, de Solidariedade onde os Homens, todos os Homens, são de facto considerados iguais em direitos e deveres.

Este espaço está ocupado pela Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues, Loja Maçónica, membro da Grande Loja Legal de Portugal / Grande Loja Regular de Portugal (GLLP/GLRP), e uma das mais antigas Lojas desta obediência.

Exactamente por ser uma das mais antigas é uma das que assume maior grau de responsabilidade no cumprimento dos objectivos maçónicos que todos os seus integrantes juraram defender.

E esses objectivos resumem-se, tão simplesmente, a “praticar o bem” e “recusar o mal”.

Apenas isso !

Ser Maçon, é ser amante da Virtude, da Sabedoria e da Justiça.

Ser Maçon, é ser amigo dos pobres e dos que caiem em desgraça, dos que sofrem, dos que choram, dos que têm fome e sede de justiça, dos que propõem como norma de conduta o bem de todos, o seu engrandecimento e progresso.

Ser Maçon, é trabalhar por uma humanidade Fraterna, Justa e Solidária, para que a Paz seja uma realidade entre os homens, para que a Igualdade de direitos e deveres seja não só publicitada, mas realmente praticada.

Ser Maçon é ainda recusar toda e qualquer forma de discriminação de raças, de credos religiosos e políticos.

Realizar o sonho da Fraternidade Universal entre todos os homens, isso é ser Maçon.

A R:. L:. Mestre Affonso Domingues integra-se nestes objectivos, faz deles a Sua razão de existir e os Seus participantes (Obreiros dizemos nós) assumem perante o mundo esta responsabilidade.

A história da Maçonaria identifica-se inicialmente com os “sindicatos” dos trabalhadores que trabalharam a pedra na construção do Templo de Salomão.

Por outro lado acreditamos na existência de uma Entidade Superior ao homem, que toma nomes diversos conforme a crença religiosa de cada um, mas que para o Maçon é designado de Grande Arquitecto do Universo.

Face a esta explicação fica fácil perceber que tenhamos tomado a figura do príncipe dos Arquitectos portugueses para nosso patrono.

Assim apareceu a Loja Mestre Affonso Domingues.

É pois neste espaço assim definido que entrou e, se chegou com a Sua leitura até aqui, mais uma vez o nosso agradecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish