R:.L:. Fraternidade Atlântica

A Loja Fraternidade Atlântica reune em Neuilly- Bineau, integrada na Grande Loge Nationale Française, Obediência Maçónica de França internacionalmente reconhecida como Regular, isto é, observando todos os princípios maçónicos, tal como a Grande Loja Legal de Potugal / Grande Loja Regular de Portugal, em que se integra a Loja Mestre Affonso Domingues, de que os autores deste blogue fazem parte.

A Loja Fraternidade Atlântica, que é a Loja n.º 1267 da GLNF, sendo uma Loja constituída e funcionando em território francês e integrada na Obediência Maçónica Regular de França tem a característica distintiva – que se adivinha já do seu próprio nome – de trabalhar em português.

Trata-se de uma Loja em que se integram imigrantes portugueses em França, lusodescendentes e franceses com interesse e carinho pela Língua Portuguesa. O seu funcionamento é uma forma de preservação da Língua Portuguesa (a Pátria de Fernando Pessoa…) pelos imigrantes portugueses em França e lusodescendentes nesse País, os quais, naturalmente, no seu dia a dia têm de se expressar na língua de Molière, mas continuam a prezar e a pretender expressar-se na língua de Camões. É também uma forma de permitir aos francófonos amantes da Língua Portuguesa praticarem a mesma.

A Loja Fraternidade Atlântica constituiu-se em 13 de Maio (note-se o simbolismo da data…) de 2000 e proclama a seguinte Profissão de Fé:

Em tempos de outrora, nossos irmãos portugueses traçaram os caminhos de suas buscas além dos mares e oceanos para semear, a partir do Velho Continente, o Oriente, a África e as Américas.

As velas de suas caravelas, arredondadas pelos ventos, verdadeiras gotas de esperança de descobrimento e de fé num oceano desconhecido, levavam a cruz das ordens eternas para um horizonte no qual surgiria um cruzeiro estrelado.

Desde então, inúmeros laços foram tecidos entre os nossos continentes por homens livres e submetidos à Vontadae Divina.

Um deles, o nosso saudoso irmão André Rosenthal, Mestre Instalado da R. L. France, no Oriente do Rio de Janeiro, desejou a criação de uma Loja que, a partir da França e através da língua portuguesa, se inscrevesse nesse espírito de Fraternidade ultra-mares.

Fraternidade Atlântica, nave na qual os amantes da viagem farão a viagem do Amor Fraternal.

“Navegar é preciso…”

No passado mês de Junho, a Loja Mestre Affoso Domingues e a Loja Fraternidade Atlântica concretizaram a sua geminação.

É com orgulho e espírito fraterno que aqui registamos esse facto e manifestamos que este blogue está à disposição dos nossos irmãos da Fraternidade Atlântica e que esperamos que o frequentem e apreciem.

In Blog “A Partir Pedra” – texto de Rui Bandeira (10.07.06)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish